Studio di Design

Montagem fotográfica carros voadores

A arte da montagem fotográfica

Uma das coisas mais legais na tecnologia, é a versatilidade que ela oferece aos artistas para criarem seus trabalhos. Consequentemente, seus clientes acabam recebendo trabalhos incríveis e se destacando em meio a um mercado extremamente concorrido, onde um detalhe a mais pode fazer toda a diferença.

Cenário urbano e montagem fotográfica

O cinema, falando principalmente da indústria internacional, conhece muito bem essa técnica e a aplica de forma tão precisa que é praticamente impossível notar se um cenário é ou não real.
Não estamos falando de CGI, Computer Graphic Imagery, Imagens Geradas por Computador. Não diretamente!

O CGI faz uso de softwares como 3Dsmax, Rhino3D, ZBrush, Maya, Lightwave, entre outros, que constroem cenários e personagens à partir do zero, gerando modelos, acrescentando texturas realistas, aplicando movimentos, etc.

Já a Montagem Fotográfica, faz uso de softwares como Adobe Photoshop, Adobe Lightroom, editando imagens criando camada sobre camada, simulando planos até gerar uma cena totalmente fictícia e convincente.
Em algum ponto, o CGI e a Montagem Fotográfica podem se encontrar, já que podem se complementar.

MOntagem fotográfica cavalo na floresta

O mundo da propaganda, a mídia online, também conhece bem este tipo de arte!
Geralmente não é aplicada de forma tão apurada e virtuosa, mas herdou da sétima arte a técnica para criar e promover campanhas, produtos e serviços através dos mais variados meios de comunicação.

Com certeza todos os dias, em algum momento, você se depara com imagens editadas digitalmente, já que praticamente 100% dos anúncios, propagandas e posts em redes sociais são construídos dessa forma.

É um trabalho que vai muito além de “colar” uma imagem sobre outra de qualquer jeito, acrescentar um texto e está pronto, como muitas pessoas imaginam.
É preciso ter conhecimento sobre cores, composição, diagramação, planos, luminosidade, proporção, regras e padrões digitais, dominar os softwares e ferramentas de edição, etc. Além disso, é importantíssimo saber o que se pretende comunicar, qual mensagem quer transmitir e para qual público.

Montagem fotográfica para poster de filme

Além de ser um tipo de arte comercial, também se encaixa perfeitamente como Arte Decorativa. E por ser tão personalizada, acaba se tornando totalmente exclusiva, o que com certeza agrada a muitas pessoas.

Agora quando você andar por aí, nos caminhos reais ou virtuais, com certeza enxergará as coisas com outro olhar, seja para as artes, quanto para os artistas responsáveis por elas.

Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *